O estudo de manobras orbitais com consumo mínimo de combustível é de grande interesse na Astrodinâmica. Na manobra de Swing-By puro, o satélite passa perto do corpo celeste e usa a gravidade deste corpo para mudar sua trajetória. No entanto, a combinação desta aproximação com uma propulsão pode otimizar a manobra em relação ao combustível consumido pela propulsão e ajudar a alcançar os objetivos da missão. Nesta incrível palestra, ministrada pela Dra. Alessandra Ferraz da FEG/UNESP no seminário acadêmico do grupo E2MoC, é apresentado um estudo sobre a eficiência do Swing-By puro combinado com a aplicação de propulsão contínua em uma espaçonave. Este segmento de impulso contínuo é aplicado durante o encontro próximo da espaçonave com o corpo secundário. A análise é feita do ponto de vista da energia da espaçonave em relação ao corpo principal do sistema, calculando esta energia antes e depois do encontro próximo. O efeito dos diferentes parâmetros envolvidos, relativos à órbita inicial e à propulsão, é verificado neste estudo. Esse tipo de manobra é recomendado quando o objetivo da missão for, além de economizar combustível, aproximar a espaçonave do corpo para observações.
A palestrante, Alessandra Ferraz, é graduada em Licenciatura em Matemática pela FEG-UNESP (2010), mestre (2013) e doutora (2017) em Engenharia e Tecnologias Espaciais com ênfase em Mecânica Espacial e Controle pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Em 2014, trabalhou por um período na Universidade Beira Interior (Portugal), onde estudou sobre tethers espaciais e em 2020, fez parte do grupo de Mecânica Celeste da Universidade de Zaragoza (Espanha), pesquisando principalmente sobre órbitas periódicas. Atualmente é pós-doutoranda da FAPESP, pela FEG-UNESP, atuando principalmente nos temas sobre dinâmica do satélite no espaço, manobras orbitais, trajetórias espaciais e manobras de Swing-By.